O Hatha Yoga, como escola, muitas vezes é atribuído a Goraksha, que viveu por volta do século X, como seu fundador e que teve como mestre Matsyendra. Dentre seus vários significados, Hatha significa "vigoroso", nome atribuído as posturas físicas que fortalecem e purificam o corpo. Ademais, Ha significa "sol", pólo positivo/masculino e Tha "lua", pólo negativo/feminino, polaridades estas que precisam ser equilibradas e elevadas em nosso sistema.

       Além das posturas psico-físicas (āsanas), existem práticas de purificação (shatkarma), resolução interior (sankalpa), travas energéticas (bandha), gestos simbólicos (mudrā), visualizações, práticas respiratórias (prānāyāma), cânticos de mantras, relaxamento consciente (yoganidrā) e meditação.

     O Hatha Yoga está ligado ao tantrismo e considera o corpo uma morada do divino e por isso ele precisa ser purificado e fortalecido para se tornar saudável e radiante. Assim o praticante poderá encontrar sua essência para então expressar plenamente seus dons e talentos e cumprir seu propósito dentro do dharma (“ordem cósmica”).